Língua Geográfica

Muitos fatores podem ser causadores de infecções na boca, mas uma das condições orais de aspecto mais incomum não está relacionada com uma infecção. De fato, a maioria das pessoas com língua geográfica têm boa saúde em geral.

A língua geográfica aparece quando as papilas (pequenas protuberâncias que cobrem a língua) desaparecem de zonas aleatórias da língua, e deixam placas vermelhas lisas de diferentes tamanhos que criam um aspecto similar a um mapa.

Estas placas podem mudar de tamanho e forma de um dia para o outro. A condição nem sempre é dolorosa, mas algumas pessoas referem desconforto na língua e uma sensação de ardência que piora ao comer alimentos quentes ou picantes.

Ainda se desconhece a causa da perda das papilas, embora estudos demonstraram que a condição não tem um padrão familiar. Outras causas possíveis incluem stress, alergias e mudanças hormonais. O tabagismo e o consumo de álcool podem piorar qualquer irritação.

Se os sintomas persistirem durante mais de 10 dias, consulte o seu dentista para descartar qualquer condição potencialmente grave. O problema da língua geográfica costuma resolver-se sem tratamento depois de poucos meses, e a língua retoma o seu aspecto normal.


 

Copyright © 2012 www.maiasorriso.pt | Créditos MaiaSorriso